Sephora compra grupo de tecnologia para criar dispositivos de ponta em suas lojas.

color-iq-sephora-2

A Sephora anunciou a compra da plataforma digital Scentsa, que nos últimos anos tem criado todos os dispositivos de tecnologia interativa que a empresa usa em suas 330 lojas dos Estados Unidos. O valor da aquisição não foi divulgado. “Nossa decisão de adquirir esse grupo de tecnologia vem do fato de que experimentamos suas implementações, tudo funcionou muito bem e percebemos que elas estão ajudando a experiência do consumidor e aumentando as vendas”, diz Julie Bornstein, chefe de marketing e digital da Sephora, ao “WWD”. “Vamos continuar avançando nesse campo com força e queríamos algo que fosse nosso”.

Apesar de não citar números, fontes estimam que a Sephora, que pertence ao grupo LVMH, faz mais de US$ 2 bilhões em venda de lojas por ano, somente nos EUA. E o canal online é a maior porta de varejo da empresa, mas não há dados oficiais sobre a porcentagem de negociações que são concretizadas online.

“Para nós, beleza é uma categoria que vive tanto no físico quanto no digital e ela funciona melhor quando tudo está integrado em apenas um ecossistema”, diz Julie. “Nós continuamos muito focados em criar experiências entre as lojas e o online e usar a tecnologia em formatos que causem impacto”.

A primeira iniciativa desenvolvida pela Scentsa para a Sephora foi a Fragrance Finder, uma tela touch-screen dentro das lojas que possibilita ao consumidor encontrar informações detalhadas sobre fragrâncias, ver fotos, vídeos e ler resenhas sobre os produtos. Implementado em 2008, foi um grande sucesso e resultou em uma nova experiência, a Color IQ, um aparelho pequeno que faz uma leitura da pele do usuário e indica uma lista de bases que combinam com seu tom.

Mais recentemente, eles usaram a tecnologia Scentsa para criar o Skincare IQ Platform, um sistema que ajuda os clientes a escolher produtos apropriados para o seu tipo de pele no valor que podem gastar. “A ideia é você sair para encontrar algo que funcione, com uma seleção de produtos que te interessam. Os consumidores sabem que vão encontrar essa informação na Sephora e ter acesso fácil a isso é um ótimo serviço”, diz Bornstein.

Uma ferramenta que avalia o cabelo pode ser a próxima ideia, o que seria complementar, já que o universo Digital IQ cobre perfume, pele e cosméticos.

skincare-iq-sephora

 

Segundo o “WWD”, a idade média de uma cliente Sephora é de 28 anos – uma geração que não se lembra da vida sem computadores. “Tecnologia tem que sempre evoluir. Uma vez que você deixa de lado, ela morre. Nós trabalhamos para fazer com que essas ideias mantenham-se relevantes”.

A Sephora tem sido inovadora em termos de tecnologia no cenário da beleza desde que entrou nos EUA em 1998. Muito antes da febre atual, lançou seu e-commerce em 1999 e em seguida começou a trabalhar para se fortalecer socialmente no âmbito digital. Em 2010, lançou o aplicativo para iPhone, que sempre passa por atualizações; a última ocorreu em julho deste ano. “A internet faz parte do DNA da Sephora desde que entrou nos EUA. Estamos sempre pensando em como deixar a experiência de compra mais fácil, melhor, mais divertida e educacional. E a tecnologia pode ajudar muito”.

Em setembro de 2011, eles abriram uma loja no Meatpacking District, em Nova York, sem caixas de pagamento. Dispositivos escaneavam os produtos e passavam as informações necessárias, incluindo autorização do cartão de crédito. A nota fiscal é enviada para as impressoras da loja e entregue ao cliente. A loja vai continuar trabalhando assim. Em muitas unidades há um “mobile checkout”, além dos caixas, em que as pessoas podem efetuar seu próprio pagamento.

E para aperfeiçoar sua presença na internet, a marca dedica muita energia às redes sociais. “É a maneira que a mulher que adora comprar na Sephora vai se engajar da forma que preferir. Ela pode pedir dicas de beleza ou simplesmente falar dos produtos que mais ama. E tem o boca-a-boca, que é grande nas mídias sociais. É um canal lógico pra gente e para nossos clientes”.

http://ffw.com.br/noticias/beleza/sephora-compra-grupo-de-tecnologia-para-criar-dispositivos-de-ponta-em-suas-lojas/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s